ACP-BP

Pub

Hyundai revela uma nova forma de carregamento elétrico

| Revista ACP

O novo sistema permite simplificar a experiência de carregamento elétrico com tecnologia de condução autónoma.

Hyunday

Por enquanto é apenas um protótipo mas se a marca decidir arrancar com a sua produção, o Automated Valet Parking  (AVPS) pode vir a ser uma boa alternativa à sobrelotação dos parques de estacionamento e das estações de carregamento, que acontece devido ao crescente aumento de veículos elétricos em circulação.

Após um comando por parte do proprietário do veículo, através do smartphone, para que o veículo carregue, este desloca-se automaticamente para uma estação de carregamento sem fios que se encontre livre. Depois de estar completamente carregado, o veículo desloca-se para um lugar de estacionamento vago, permitindo que outros veículos utilizem esse espaço para serem carregados.

Para tal, basta que o condutor envie novo comando para o veículo, para que este regresse autonomamente ao local em que ele se encontra. Todo o processo é realizado através de uma comunicação contínua entre o veículo elétrico, o parque de estacionamento, o sistema de carregamento e o condutor.

O parque de estacionamento envia a localização de lugares de estacionamento e estações de carregamento vagas, enquanto o sistema de carregamento atualiza o estado de carregamento do veículo em tempo real.

A Hyundai está a estudar a possibilidade de comercializar a tecnologia em simultâneo com o lançamento do veículo autónomo de nível 4, previsto para 2025. A marca planeia ainda implementar a condução autónoma em diversas cidades inteligentes a partir de 2021, tendo como objetivo lançar veículos totalmente autónomos até 2030.

scroll up