Estrela no Salão Automóvel de Turim de 1984, o Honda HP-X foi o primeiro concept da marca japonesa e surpreendeu tudo e todos há 40 anos pela sua aparência revolucionária. Concebido e produzido pela famosa casa de design Pininfarina, o HP-X (Honda Pininfarina eXperimental) precedeu o desenvolvimento da primeira geração do supercarro NSX.
Além de incorporar elementos de excelência em engenharia, foi o seu design de vanguarda – em forma de cunha – que teve um grande impacto na época ao refletir um avançado conceito de aerodinâmica. Equipado com um motor V6 DOHC de 2,0 litros e 24 válvulas montado ao centro, baseado no bloco de corrida Honda F2, este protótipo não tem portas.
Em vez disso, apresenta uma capota de Pespex amovível de peça única, ao estilo de um avião a jato. A parte de trás da capota estende-se numa estrutura com duas funções principais: melhorar o aspeto aerodinâmico do carro e servir de travão pneumático controlado pelo condutor. Também a utilização de materiais alternativos, incluindo painéis alveolares, fibra de carbono e Kevlar contribuíram para reduzir o seu peso e melhorar a performance.
O interior do HP-X explorou novos níveis de conforto, ergonomia e funcionalidade, associados a uma tecnologia revolucionária como o “Sistema Eletrónico de Apoio à Condução” desenvolvido pela Honda, incluindo telemetria em tempo real, GPS e avisos sobre as condições de estradas através de um “sonar especial”.
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O primeiro concept da marca japonesa, que marcou pelos seus avanços tecnológicos, serviu de banco de ensaio para novas ideias, e princípios de engenharia ambiciosos que viriam a ser aplicados em modelos posteriores da Honda, particularmente no NSX de motor central e dois lugares, que se estreou poucos anos depois.