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Alemanha autoriza estacionamento autónomo

| Revista ACP

Mercedes e Bosch lançam tecnologia que permite os automóveis parquearem sozinhos no Aeroporto de Estugarda

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A Mercedes-Benz e a Bosch conquistaram um lugar importante na história dos automóveis autónomos. A Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) autorizou o uso comercial de um sistema de estacionamento altamente automatizado criado por ambas as empresas, que, para já, vai ser utilizado no parque de estacionamento P6 no aeroporto de Estugarda.

Isto faz com que seja o primeiro serviço de estacionamento sem condutor e altamente automatizado (Nível 4 de autonomia) do mundo a ser oficialmente aprovada para utilização comercial.

Em termos descritivos, a simplicidade desta grande novidade explica-se assim: conduza até ao parque de estacionamento, saia do seu veículo e envie-o para um lugar de estacionamento reservado previamente com uma simples operação numa aplicação de smartphone – o serviço de estacionamento automatizado não necessita de condutor. Ao mesmo tempo que abandona o local para passar o tempo que acabou de poupar para fazer outra coisa, o veículo conduz autonomamente para o lugar que lhe foi atribuído e estaciona. Mais tarde, o veículo regressa ao ponto de levantamento exatamente da mesma forma. 

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A relação entre as duas empresas é de verdadeira simbiose tecnológica, cabendo à Bosch dotar a infraestrutura da capacidade de dialogar com os veículos, ao passo que a Mercedes tem de garantir que os seus modelos são um bom interlocutor. 

Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitorizam os corredores do parque e as suas zonas circundantes e fornecem a informação necessária para orientar o veículo. A tecnologia no veículo converte a informação recebida da infraestrutura em manobras de condução. Desta forma, os veículos podem até percorrer rampas autonomamente para se movimentarem entre os pisos do parque de estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e para completamente em segurança. Logo que o percurso esteja desimpedido, continua o seu caminho.

E se este é um pequeno passo para o estacionamento dos automóveis, sem dúvida que é um passo de gigante para a indústria automóvel.  

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