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Novo Rolls-Royce entra no espectro dos elétricos

| Revista ACP

Já foram divulgadas imagens do Spectre, o 1º elétrico da marca de luxo britânica, que quer o modelo a durar 400 anos.

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Há novidades da Rolls-Royce em relação ao seu primeiro veículo eléctrico, o Spectre, que deverá estar à venda no final de 2023. O modelo é um grande coupé que a Rolls-Royce idealizou como o sucessor espiritual do Phantom Coupé, e vai trazer mais novidades além da sua motorização.

Os protótipos estão a ser postos à prova em todo o mundo, incluindo o último Inverno rigoroso no norte da Suécia. Actualmente, os Spectre estão a ser conduzidos no sul de França, o que faz sentido por ser um recreio natural para Rolls-Royce. Segundo a marca, muitos dos seus clientes visitam frequentemente a Riviera Francesa, e como resultado, mais de metade do programa de testes do Spectre terá lugar lá.

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Um dos elementos-chave a ser testado neste momento é um novo sistema de suspensão concebido para proporcionar o máximo conforto. É um sistema electrónico de estabilização que utiliza dados de vários sensores que podem ler a superfície da estrada, bem como informação do sistema de navegação.

Em retas, o sistema pode desacoplar automaticamente as barras estabilizadoras, permitindo que cada roda actue independentemente. Isto resulta numa condução muito mais suave, uma vez que já não há vibrações ou os movimentos de balanço naturais quando uma das rodas passa por um ressalto da estrada.

Já quando se aproxima de uma curva, identificadas pela navegação, as barras estabilizadoras são reajustadas, os amortecedores endurecidos, e o sistema de tração integral é ajustado à velocidade do veículo, tudo de modo a que a entrada e saída da curva seja o mais suave possível. Ao descrever uma curva, o Spectre utiliza mais de 18 sensores para monitorizar e ajustar sistemas como a suspensão, direção, travagem, e fornecimento de energia.

Também a contribuir para a condução e o conforto é o design rígido da plataforma de alumínio Spectre, alegadamente mais rígido em cerca de 30% do que outros modelos Rolls-Royce. A plataforma é uma versão modificada daquela que foi estreada no último Phantom. Foi reforçada com secções de aço no Spectre. A bateria do carro, que pesa 680 kg e é montada no chão, também serve como elemento estrutural para aumentar ainda mais a rigidez.

A Rolls-Royce ainda não detalhou o sistema de propulsão do Spectre, mas não é difícill imaginar que será potente, uma vez que a Rolls-Royce descreveu o carro como uma combinação de supercarro e grand tourer.

Os engenheiros da Rolls-Royce completaram aproximadamente 40% do desenvolvimento do Spectre. No total, terão percorrido mais de 1,9 milhões de quilómetros. Isto será além dos testes simulados, que se destinam a representar 400 anos de utilização regular.

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