ACP-BP

Pub

Nissan anuncia o seu futuro elétrico

| Revista ACP

Os protótipos apresentados fazem parte do plano denominado Nissan Ambition 2030.

Nissan-Ambition-900

Nissan Ambition 2030 é a futura estratégia da marca japonesa no que à eletrificação diz respeito. Neste sentido, até final da década a Nissan vai introduzir no mercado 23 veículos eletrificados, dos quais 15 vão ser totalmente elétricos. Nos próximos cinco anos, o fabricante vai lançar até 20 versões EV e e-Power, com a meta de que 75% das vendas europeias correspondam a modelos eletrificados até 2026.

O anúncio destas medidas chegou acompanhado pela apresentação de quatro protótipos 100% elétricos. O Nissan Chill-Out, antecipa um crossover de dimensões mais reduzidas que as do Ariya, um veículo que poderia ser visto como uma antecipação do Leaf de próxima geração a adotar o formato SUV. Este concept é montado sobre a plataforma CMF-EV e equipado com um sistema e-4orce, a terminologia da Nissan para veículos elétricos equipados com tração nas quatro rodas. O modelo de produção deve chegar em 2025.

Quanto ao Nissan Surf-Out, assume a forma de uma pick-up elétrica de cabine única com uma caixa traseira bastante generosa e cavas das rodas salientes com revestimento a plástico preto. Segundo a marca, foi desenvolvido para oferecer um verdadeiro desempenho off-road com uma configuração AWD de motor duplo que oferece vários níveis de potência.

Já o Nissan Hang-Out é um veículo quadrado que poderíamos ver facilmente evoluir para um Cube de próxima geração. Também concebido com um sistema de tração integral e um design de piso rebaixado, equipa assentos giratórios, um projetor multimedia e um sistema de direção semiautónomo avançado.

Por último, o Nissan Max-Out. Este modelo que sugere um descapotável de dois lugares, equipa tração às quatro rodas e apresenta um baixo centro de gravidade que promete oferecer uma "nova experiência de direção com estabilidade e conforto superlativos." Neste momento, torna-se difícil adivinhar se este modelo vai seguir para a linha de produção e muito menos se vai integrar a lista dos 15 EVs, que a marca pretende fazer chegar ao mercado até ao final da década.

scroll up