ACP-BP

Pub

Seat traz uma mão-cheia de novidades para Frankfurt

| Revista ACP

Arona, Cupra, um Ibiza a gás natural e ainda um assistente pessoal da Amazon são as principais novidades catalãs.

arona 1920

O Arona destaca-se pelo seu desenho, grande altura e largura, pelas suas dimensões de crossover compacto, as suas enormes possibilidades de personalização e a tecnologia mais avançada em segurança e conetividade. O crossover compacto dá continuidade à maior ofensiva de produto na história da SEAT depois do Ateca, da atualização do Leon, do novo Ibiza e do novo SUV de 7 lugares que chegará no ano que vem.

O novo SUV compacto, depois do Ibiza, é o segundo automóvel fabricado sobre a plataforma MQB A0 estreada pela SEAT no seio do Grupo Volkswagen. Apresentado em junho deste ano, em Barcelona, e fabricado exclusivamente em Martorell, as primeiras unidades deste Crossover serão entregues aos clientes em novembro.

Além da apresentação do Arona, a SEAT surpreendeu com um exclusivo Leon CUPRA R, o automóvel mais potente da marca em edição limitada a apenas 799 unidades disponíveis no mercado a partir do final de 2017.

Disponível com caixa manual (310 CV) ou DSG (300 CV) – ambas com seis velocidades e tração dianteira -, sobressaem na sua carroçaria os detalhes exclusivos em fibra de carbono nos spoilers dianteiro e traseiro, nas saias laterais e no extrator traseiro. O CUPRA R inclui detalhes em tonalidade cobre nos retrovisores exteriores, nas jantes, guarda-lamas e na secção dianteira com um novo desenho marcado por poderosas entradas de ar.

Por outro lado, e depois das versões com motor GNC do Leon e do Mii, a SEAT lança um novo modelo com este tipo de alimentação: o novo SEAT Ibiza 1.0 TGI, numa prova de que a SEAT aposta forte no Gás Natural Comprimido como alternativa de combustível limpo e eficiente.

O GNC combina o melhor de dois mundos, do diesel e da gasolina, já que emite menos 85% de óxido de nitrogénio em comparação com os motores diesel; e ao mesmo tempo reduz em 25% as emissões de CO2 de um motor a gasolina, eliminando ainda a quase totalidade das partículas em suspensão.

O Ibiza 1.0 TGI tem três depósitos, um para gasolina e dois para GNC. Combinados, proporcionam uma autonomia total de 1.200 quilómetros (390 com GNC) e com emissões de CO2 de apenas 88 g/km em modo GNC. O SEAT Arona terá a sua versão a gás comprimido em finais de 2018. 

Também em Frankfurt ficou-se a saber que a Seat será a primeira marca de automóveis da Europa a integrar nos seus veículos o serviço de voz interativo Amazon Alexa. Assim foi anunciado pela marca espanhola na abertura do Salão Automóvel de Frankfurt. O serviço interativo controlado por voz ficará disponível no final deste ano nos modelos Leon e Ateca, e no Ibiza, Arona e no SUV de grandes dimensões durante o ano de 2018.

Lançado no mercado em 2014, Amazon Alexa integra-se agora nos automóveis SEAT proporcionando ao condutor a conetividade mais avançada com os 20.000 ‘skills’ incluídos graças ao programa aberto que convida programadores a expandir e a evoluir continuamente as capacidades de Alexa.

O assistente Amazon Alexa, permitirá ao condutor, através de comandos de voz, otimizar o seu tempo passado no automóvel: gerir a agenda pessoal, procurar músicas, localizar pontos de interesse, ouvir notícias em tempo real ou encontrar o concessionário mais próximo, entre outras possibilidades; mas sempre sob um estrito protocolo de privacidade. Na primeira fase de integração, o Alexa fica disponível em inglês e alemão, os dois idiomas contemplados pelo assistente.

scroll up