ACP-BP

Pub

De monovolume para SUV

| Revista ACP

A marca do leão dá passo ambicioso na remodelação do Peugeot 5008, que passa de monovolume a SUV de sete lugares.

A primeira impressão não deixa dúvidas: com 1,64 metros de altura e barras no tejadilho, a que se somam linhas estéticas angulosas e muito apuradas, a carroçaria do novo Peugeot 5008 tem uma silhueta mais alargada e dinâmica, resultando num claro SUV, com o qual o construtor francês pretende atacar o competitivo segmento C. E a assinatura está lá, nas luzes LED opalescentes em forma de garra, com que a Peugeot equipa os seus mais recentes SUV's. A apresentação mundial está marcada para outubro, no Salão de Paris, devendo iniciar a comercialização na primavera de 2017.

Com uma distância entre eixos de 2,84 metros, o novo 5008, que tem sete lugares, torna-se num dos SUV do segmento C com maior habitáculo. Apesar disso, as medidas exteriores deste modelo colocam-nos entre os mais pequenos ou seja, a aposta desta reconversão foi toda dedicada ao espaço e conforto dos passageiros, num convite explícito ao prazer de conduzir e às longas viagens com o novo 5008.

A complementar essa aposta no conforto surge, além  de um bom isolamento acústico, uma forte presença da tecnologia, como Advanced Grip Control (com a inovadora função Hill Assist Descent Control), travão automático de emergência, alertas de risco de colisão, alerta ativo de saída de faixa, alerta de atenção do condutor, sistema ativo de vigilância de ângulos mortos, Park Assist e Visio Park (360º), a que se junta um sistema de massagens nos bancos dianteiros, sistema Hi-Fi focal, teto de abrir panorâmico, entre muitos outros.

Uma das inovações é o i-Cockpit, com um volante compacto, um ecrã tátil de 8 polegadas e um painel de instrumentos de 12,3 polegadas com a possibilidade de reconfigurar ao gosto do utilizador. Outra curiosidade, bem sintonizada com os dias de hoje, é o facto do novo 5008 trazer integrada na sua mala uma bicicleta elétrica dobrável. 

Quanto a motorizações, este novo SUV está equipado com os motores euro 6.1 de última geração. São eles o 1.2 PureTech (130 cv), o 1.6 BlueHDI (100 cv e 120 cv), o  2.0 BlueHDI (150 cv e 180 cv) e ainda um motor a gasolina de 1,6 litros (165 cv), com caixa automática de 6 velocidades.

scroll up