Estudo ACP: mais de metade dos condutores fuma no carro

ACP campanha carros sem fumo 2017 Escola Básica Oeiras

Um inquérito realizado pelo Automóvel Club de Portugal concluiu que mais de 50% dos inquiridos com hábitos tabágicos admite fumar dentro do carro.

Neste estudo, divulgado hoje, ficou-se a saber que 90% dos inquiridos não fazem a menor ideia de que o nível médio de partículas tóxicas libertadas pelo tabaco e respiradas numa viagem de carro é cinco vezes superior à média das partículas tóxicas no ar, mesmo em cidades muito poluídas.

O desconhecimento geral sobre os malefícios do tabaco é tão grande que apenas um em cada cinco dos entrevistados sabe que 85% do fumo passivo é invisível e sem odor e que fumar dentro do automóvel liberta toxinas que ficam muito tempo suspensas no interior do habitáculo, sendo mais tarde respiradas por quem estiver dentro do carro.

Isto quer dizer que ao fumar um cigarro no carro, mesmo estando sozinho, vai mais tarde afetar futuros passageiros.

O estudo levou à realização da campanha “carros sem fumo”, lançada hoje pelo ACP e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) na Escola Básica António Rebelo de Andrade, em Oeiras, junto de alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Para o presidente do ACP,  “a ideia desta campanha é apenas alertar as pessoas para os malefícios do tabaco em espaços fechados, usando as crianças como forma de sensibilizar os pais para os perigos desse hábito, sobretudo quando estão no carro”.

Carlos Barbosa sublinhou que “não se trata de proibir, pois essa é uma decisão pessoal, mas sim mostrar às pessoas que fumar dentro do carro provoca cancro, por causa das toxinas que ficam no interior, mesmo depois de apagado o cigarro”.

Para o presidente do Núcleo Regional Sul da LPCC, Francisco Ferreira, “esta campanha vem alertar os pais e as crianças para o facto do carro transportar pessoas que não fumam e que são afetadas por quem o faz, e dar a conhecer esse facto é muito importante”. 

A campanha vai ser massificada em todas as escolas do País, através da distribuição de autocolantes e folhetos informativos.

Os sócios do ACP podem levantar os autocolantes nas delegações do clube.

scroll up