Campanhas


MENOS IMPOSTOS PARA OS AUTOMOBILISTAS

Na Europa estamos sempre a pagar pelo direito de conduzir: os impostos sobre os automobilistas renderam 286 mil milhões de euros. Mas apenas 178,4 mil milhões desse valor foram aplicados na melhoria da rede rodoviária.

A campanha da Federação Internacional do Automóvel (FIA) revela que existem cerca de 107,9 mil milhões de euros de receita excedente que são injetados na sociedade em geral e que os condutores de automóveis ligeiros de passageiros contribuíram com 71% do montante, num total de 205,8 mil milhões de euros.

As receitas dos impostos sobre o transporte rodoviário somaram entre 2 a 3% do PIB da União Europeia, enquanto o investimento feito pelos governos na melhoria da rede rodoviária foi, em média, de apenas 0,8% do PIB.*

Numa altura em que a Comissão Europeia pondera a introdução de encargos adicionais aos automobilistas para financiar infraestruturas e gerir a utilização das redes viárias, a FIA quer uma reanálise das receitas existentes.

Os automobilistas europeus contribuem de forma muito significativa para os orçamentos de cada país e muito além do necessário para cobrir os custos de manutenção da rede rodoviária.

*Dados relativos a 2013 e que serviram de base ao estudo que suporta esta campanha europeia da FIA.

Saiba o que se passa com os automobilistas europeus:

Consulte o estudo na íntegra aqui (documento original em inglês).



SAFE STEPS

"Safe Steps” é uma campanha de segurança rodoviária da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em parceria com a Prudence Foundation e o National Geographic Channel. Os vídeos, protagonizados pela atriz e embaixadora da FIA, Michelle Yeoh, têm como objetivo sensibilizar todos os utilizadores da estrada para situações de perigo do quotidiano - excesso de velocidade, álcool, distração, peões etc. A campanha identifica essas situações de perigo e como podem ser evitadas.

O Automóvel Club de Portugal associa-se a esta campanha na qualidade de membro da FIA.



PRÉMIO INOVAÇÃO SEGURANÇA RODOVIÁRIA 

O Automóvel Club de Portugal e BP distinguem trabalho académico e promovem o mérito da produção nacional.

O Prémio tem como objetivos primordiais reconhecer, distinguir e premiar os melhores projetos de investigação que versem sobre o tema da segurança rodoviária, desenvolvidos em instituições do ensino superior portuguesas, públicas ou privadas, e no âmbito de cursos de pós graduação, mestrados ou doutoramentos, com idade inferior a 35 anos.

Regulamento em premiosr.pt


CAMPANHA "O MAIOR"

Os D.A.M.A são os protagonistas da campanha de segurança rodoviária do Automóvel Club Portugal, “O Maior”.

Para esta campanha, os D.A.M.A criaram uma música de alerta ao excesso de confiança dos jovens condutores. Através desta canção, pretende-se consciencializar os mais novos para comportamentos de risco ao volante.

 



SAVE KIDS LIVES

A campanha mundial da FIA e da ONU “Save Kids Lives” visa chamar a atenção todos os governantes, políticos e dirigentes a defender e implementar medidas de segurança eficientes nas estradas de todo o mundo bem como promover o uso de transportes seguros e sustentáveis.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, todos os dias morrem 500 crianças em acidentes rodoviários. 5 milhões de vidas podem ser salvas em todo o mundo durante a Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2011-2020.

O filme realizado por Luc Besson é uma mensagem chocante sobre os perigos que as crianças enfrentam diariamente a caminho da escola, seja na Europa ou em África, em todo o mundo a vulnerabilidade dos mais novos é a mesma.

Em Portugal o Automóvel Club de Portugal apoia a campanha mundial Save Kids Lives. Para assinalar a adesão a esta causa, reuniu mais de 200 crianças das escolas de Aveiro, na Praça da República, onde decorreu uma performance realizada por alunos da Universidade de Aveiro ao som da música "Eu sou o maior", composta pelos D.A.M.A. para o ACP.

      

Junte-se a esta campanha mundial e assine a petição!
Faça parte do grupo que subscreve a Declaração e partilhe-a nas redes sociais com a #SaveKidsLives hashtag!

Para apoiar a campanha basta:
1. Fazer download da imagem da placa aqui
2. Escrever uma mensagem sobre segurança rodoviária na placa
3. Tirar uma #Safie com a placa
4. Partilhar no Facebook, Twitter e Instagram com a hashtag #Safie e #SaveKidsLives

Para que nossas vozes tenham mais eco, precisamos que o maior número possível de pessoas participe e assine a Declaração

Ajude agora a salvar 


ATENÇÃO, TODOS SOMOS PEÕES!

A sinistralidade com peões em Portugal assume proporções alarmantes: entre 2010 e 2013 (números provisórios da ANSR) morreram 423 pessoas e 13490 ficaram feridas.

A campanha, pretende sensibilizar a população em geral para esta realidade através de mensagens inscritas junto às principais passadeiras das localidades, apelando à urgência em mudar comportamentos.

As autarquias desempenham um papel fundamental na prevenção deste flagelo através da mobilização conjunta das comunidades em torno desta causa: todos somos peões. Juntos podemos fazer a diferença e poupar muitas vidas.

  
  



Politica de Utilização de Cookies

Este site utiliza Cookies de acordo com a política em vigor. Ao navegar em acp.pt estará a consentir a utilização dos Cookies. Saber mais